SIC - Serviço de Informação ao Cidadão

O e-SIC (Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso a informação para FEAC. Lei de Acesso a Informação (nº 12.527).

Saiba mais

Prefeitura inicia montagem da estrutura do Carnaval

 Aquelas pessoas que circularam nas últimas horas pelas Avenidas Chico Júlio ou Dr. Flávio Rocha, na Vila Imperador, pôde observar a movimentação de equipes trabalhando na preparação da estrutura para o Carnaval de rua 2020, cuja abertura está prevista para o próximo sábado, 22.  Organizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Arte, Cultura e Lazer e a Feac (Fundação do Esporte, Arte e Cultura), em conjunto com a Liga das Escolas de Samba, mais uma vez a expectativa é que o evento reúna milhares de pessoas para assistirem ao desfile das seis escolas, três se apresentando no sábado e as outras três no domingo. A segunda será reservada aos blocos e na terça-feira a partir das 16 h, para grupos alternativos.

      Nesse primeiro momento as energias dos responsáveis estão concentradas em deixar pronto o sistema de arquibancadas, onde boa parte das estruturas nessa segunda-feira já estava montada. A partir dessa terça-feira começarão ser instalados os 40 postes e cerca de 250 refletores que garantirão uma iluminação especial em toda extensão das pistas onde passarão os foliões.

    Paralelamente a essa preparação toda que vai prosseguir até sexta-feira, quando deverão ser finalizados os serviços e realizados os testes de iluminação, com o posicionamento dos banheiros químicos e área reservada para concentração das escolas, existe a preocupação com o sistema viário nas imediações. A Secretaria de Segurança e Cidadania e seu Departamento de Trânsito confirmam nessa quarta-feira os pontos que sofrerão interdição.

      Um deles deverá na avenida Flávio Rocha, no sentido bairro – cidade a partir do cruzamento com a avenida Moacir Vieira Coelho, onde o tráfego será direcionado para a avenida Orlando Dompieri, com opção para quem tenha como destino a Estação, utilizar as ruas Carlos de Vilhena ou Capitão Urias do Nascimento.

      Para as pessoas que venham do Leporace e adjacências, outra alternativa é entrar pela direita no Parque dos Pinhais e pela Alameda Vicente Leporace chegar até a Vila Imperador. O sentido de tráfego na Av. Champagnat, sentido  Estação – Vila Imperador, será desviado também na altura do Supermercado Tiãozinho à direita, onde a opção do condutor e dos ônibus será continuar o trajeto pela rua Antônio Bernardes Pinto.

Estado confirma Joris em Franca no mês de abril

A pretensão de Franca em sediar os 24º Jogos Regionais da Terceira Idade este ano, formalizada no final do ano passado pelo prefeito Gilson de Souza junto ao Governo Estadual, teve a confirmação oficial nessa semana através da Secretaria Estadual de Esportes. O evento reunindo as cidades que integram a 5ª Região do Estado de São Paulo está programado para ser realizado entre os dias 20 e 25 de abril próximo, na chamada ‘janela’ de férias escolares da rede estadual, conforme o novo calendário recém-anunciado pela Secretaria da Educação.

     Na segunda-feira à tarde na sede do Departamento de Esportes, unidade ligada a Secretaria de Esportes e Cultura, professores e coordenadores após essa confirmação já definiram as primeiras atribuições de cada um e providências imediatas que começaram a ser tomadas. Entre elas uma verificação das possíveis instalações de ensino, do Estado e do Município que poderão ser utilizadas no período como alojamento, bem com instalações dos equipamentos onde deverão ser disputadas as competições.

   Ofícios foram expedidos e começaram a ser entregues nas instituições privadas, solicitando nesse período o a cessão de quadras, ginásios e piscinas se necessário, para que ocorram algumas das provas que estão previstas. São esperados para os próximos dias, de parte da Secretaria Estadual de Esporte, mais detalhes relacionados ao aporte de recursos que deve ser repassado a Prefeitura (a organização é conjunta, Município e Estado), bem como datas limites para inscrições de atletas, Congresso Técnico e demais providências de cunho administrativo.

Expectativas

    Sediar um evento dessa ordem, deve atrair um público visitante de mais de 3 mil pessoas, entre atletas e equipes de apoio, oriundos de cerca de 50 cidades. Isso movimenta o comércio e a indústria, gerando consumo e aquecimento da economia, pois as delegações estarão alojadas nos mais diferentes bairros, através da rede de ensino.

    Levando em conta essas particularidades e o potencial que tem o público da terceira idade, as expectativas em torno dos Joris são as melhores, considerando que a cidade já tem uma tradição de realização eventos dessa abrangência. No ano passado de última hora Franca abraçou a ideia, sediou e venceu os Jogos Regionais da 5ª Região, depois da desistência de Barretos.

Destaques

Fundação de Esporte Arte e Cultura da Prefeitura Municipal de Franca-SP

Contato