Teatro Municipal recebe espetáculo infantil nesta sexta-feira

     A FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura) anuncia para esta sexta-feira, 22, um espetáculo cultural, que conta um pouco da trajetória do folclore brasileiro, com a exibição da peça teatral ‘Boi Viramundo’, espetáculo montado pela Cia Abaré, começando às 14h, em sessão única. Em virtude das medidas sanitárias de prevenção a Covid-19, o acesso estará restrito a até 240 pessoas e quem desejar assistir, deve fazer contato prévio na Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento" e reservar o ingresso, pelo telefone 3721-8692. A entrada é gratuita.
     Essa apresentação está inserida nos projetos Circuito Cultural Paulista e Cultura em Casa, da Secretaria Estadual da Cultura, que mediante parcerias com as Prefeituras, está sendo levada para todo o Estado de São Paulo. A apresentação tem duração de 55 minutos, conta com texto e direção de Orlando Moreno, participações de Luciana Marques, Andress Correa e Augusto Monteiro. 



A peça
    Com uma linguagem de fácil compreensão, os artistas em cena procuram a interação com o público, onde as personagens Lelé Lamparina e Belinha Bonitinha, seguidos por um Boi-bumbá, aparecem no palco chegando de viagem pelo Brasil. Em uma parada, relembram as várias comidas típicas que saborearam até chegar ao churrasco gaúcho, quando o boi, indignado ao saber do seu destino fatal, acaba tendo um enfarte e morre. 
    Sentindo-se responsáveis pela fatalidade, os atores saem em busca de ajuda para tentar ressuscitar o boi e acabam se envolvendo com vários personagens da cultura popular. A música ao vivo, o xaxado, a literatura de cordel e a manipulação de bonecos, levam a plateia a uma viagem com muito humor pelo rico e maravilhoso folclore brasileiro.



Serviço: 
Espetáculo: ‘Boi Viramundo’ – Cia. Abaré
Local: Teatro Municipal ‘José Cyrino Goulart’ (Av. 7 de Setembro, 455, bairro São José)
Data: 22.10 - Horário: 14h
Informações: Casa da Cultura e do Artista Francano – Telefone: 3721-8692.

Biblioteca Municipal retoma ‘Degustação Literária’

 
     A Biblioteca Municipal "Dr. Américo Maciel de Castro Júnior" anuncia para esta sexta-feira, 22, a retomada no formato on-line, do projeto Degustação Literária, a 38ª edição. 
     O evento será realizado a partir das 19h e irá homenagear o escritor  Mário Quintana. A realização seguirá no formato on-line, através da Plataforma Google Meet e será mediado pela escritora e psicanalista Maria Luiza Salomão, promovendo a leitura e a apresentação dos livros escritos por Mário Quintana.
     As pessoas interessadas em participar do evento, poderão entrar em contato com a Biblioteca Central pelos telefones (16) 3711-9323 e 3711-9229 ou realizarem a inscrição pelo formulário, citado abaixo, onde constarão o contato para onde será enviado o link para participação: 
     O Projeto de leitura “Degustação Literária” vem se consolidando desde 2015. Desde sua primeira edição em maio daquele ano, foram degustados textos de diversos autores consagrados da literatura brasileira tais como: Chico Buarque de Holanda, Marina Colasanti, Graciliano Ramos, Mário de Andrade, Lima Barreto, Ana Maria Machado, Ignácio Loyla Brandão, Guimarães Rosa, Carlos Assumpção, Perpétua Amorim dentre outros. 
     Mantendo a originalidade, a Degustação, tem por objetivo, proporcionar um espaço de estímulo à leitura, com a apresentação de textos de escritores brasileiros renomados e contemporâneos levando a reflexões e a aquisição de novos conhecimentos. 

 

Quem foi Quintana
    Mário Quintana (1906-1994) foi um poeta, tradutor e jornalista brasileiro. Foi considerado um dos maiores poetas do século XX. Mestre da palavra, do humor e da síntese poética, que em 1980 recebeu o Prêmio Machado de Assis da ABL e em 1981 foi agraciado com o Prêmio Jabuti. 
    Mestre das coisas simples, uma das frases mais geniais do autor reflete a importância de usarmos nosso tempo com inteligência: “Não faças da tua vida um rascunho, poderás não ter tempo de passá-la a limpo.”      Escreveu obras poéticas, além de obras infanto-juvenis, sendo que as principais são: A Rua dos Cataventos (1940), Canções (1945); Sapato Florido (1947) .

Prefeitura abre licitações para reforma e aquecimento da piscina do Poliesportivo

     Já estão em andamento os processos licitatórios para a execução das obras de reforma e aquecimento da piscina do Complexo Poliesportivo, que terão investimentos superiores a R$ 790 mil.
     Os serviços serão realizados em duas etapas, inicialmente, contemplando a realização das obras civis e reforma, cuja concorrência pública será aberta no próximo dia 11 de novembro. A fase posterior consiste na instalação dos equipamentos e a implantação do sistema de aquecimento, cujo edital foi publicado na edição desta terça-feira, do Diário Oficial do Município e tem data prevista para o dia 23, do próximo mês.
     Segundo a Secretaria de Infraestrutura, responsável pela elaboração dos projetos, o trabalho deverá ser conduzido de forma integrada pelas empresas vencedoras das licitações.  
     As visitas técnicas ao local estarão liberadas e os representantes das empresas interessadas em participar das duas concorrências, devem manter contato com a Secretaria de Infraestrutura, pelo telefone 3711-9545. Mais informações e o edital completo podem ser consultados no site www.franca.sp.gov.br, no ícone Licitações e Compras.

FEAC confirma Passeio Ciclístico com novo trajeto

     Nesta quarta-feira, 20, acontece mais uma edição do Passeio Ciclístico Noturno, com concentração, às 19h, no Complexo Poliesportivo, contemplando um trajeto um pouco diferente em relação aos anteriores. O percurso será iniciado pela avenida Francisco de Paula Quintanilha Ribeiro, seguindo pela rua Capitão Zeca de Paula, no Jardim Consolação, ruas Monsenhor Rosa, General Carneiro, Padre Anchieta até as avenidas Presidente Vargas e Brasil.
     Contando com o apoio da Guarda Civil e Polícia Militar, auxiliando no controle do trânsito, os participantes estão orientados a se apresentarem com máscara e os equipamentos de proteção pessoal. 
     O percurso pela avenida Brasil vai até a rotatória com a avenida Adhemar de Barros, seguindo até a Presidente Vargas (em frente ao Hospital do Coração), descendo até a Hélio Palermo, através da qual, os participantes passarão pela av. Antônio Barbosa Filho, contornarão a ponte abaixo da avenida Rio Amazonas, seguindo pela av. Ismael Alonso y Alonso, subindo pela alça a direita até a avenida Francisco Quintanilha Ribeiro, chegando até a rua dos Pracinhas, no Poliesportivo, local da partida.
     Uma outra orientação aos ciclistas em geral, é para que procurem permanecer dentro dos espaços balizados pela organização, pedalando pelo lado direito da pista, sempre seguindo as orientações dos agentes de segurança e organizadores. 

Franca obtém vice-campeonato em evento de Judô

     A equipe de Judô de Franca esteve presente no último final de semana, em Ribeirão Preto, acompanhada pela técnica Luzia Lourenço de Souza Oliveira, onde conquistou o vice-campeonato no 8º Open de Abertura Mogiana, representando a FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura). 
     A disputa foi organizada pela 12ª Delegacia Regional de Judô da Federação Paulista de Judô, que marcou a retomada dos campeonatos para a região, envolvendo os municípios paulistas.
     Ao todo, 22 atletas representaram a cidade, obtendo a seguinte classificação individual:
- Danna Asheley Ambrozio – Campeã – SUB18 e 21 
- Douglas Carlos Tomaz – Participação 
- João Gabriel Stefani Da Silva – Campeão – SUB15
- João Vitor De Souza Macedo – Terceiro Colocado – SUB18
- Kamilly Reis Viana – Campeã – SUB18 
- Katarine Rosa Bretini – Vice-Campeã – SUB15
- Kauã Carrijo De Souza Quintanilha – Campeão – SUB15
- Keyla Raquel Santos Dias – Campeã – Sênior
- Lazaro Batista De Souza Macedo – Terceiro Colocado – Sênior
- Leonardo Cremonezzi – Campeão – Sênior
- Manoela Facho Inocêncio – Vice-Campeã – Sênior
- Maria Antônia Xavier – Campeã – Sênior
- Maria Laura Casadei – Vice-Campeã – SUB18
- Maria Victoria Souza Silva – Vice-Campeã – SUB18
- Miguel Pereira Borges – Campeão – SUB113
- Murillo Enrique De Souza Oliveira – Campeão – SUB15
- Pedro Inocêncio – Campeão – Sênior
- Plinio Cintra – Vice-Campeão – SUB18
- Sophia De Oliveira – Terceira Colocada – SUB 21
- Tiago Xavier – Terceiro Colocado – Sênior
- Vitoria Maria – Campeã – SUB18 
- Ygor De Souza – Campeão – SUB21
     Com essa somatória de pontuação, a cidade ficou com o título de vice-campeã geral da competição, liderada pelos atletas de São Paulo. 
     De acordo com a treinadora e os organizadores, o evento foi realizado, cumprindo as medidas de segurança e prevenção a Covid-19. Em torno de 320 atletas de 22 entidades do Interior e da Capital do Estado marcaram presença na competição, cuja classificação geral das 10 melhores equipes foi a seguinte:
1° lugar - São Paulo Futebol Clube da Capital
2° lugar – FEAC Franca/Assoc. Kiai Kan
3° lugar - Projeto Judô Morro Agudo
4° lugar - Ass. Judô Corpore Sano/SMERP
5° lugar - Ass. Batataense de Judô
6° lugar - Fundesport Araraquara
7° lugar - Ass.Desportiva Ryukan de Pedregulho
8° lugar - Ass. Catanduvense de Esporte
9° lugar - Projeto Social Judô para Todos de São José do Rio Preto
10° lugar - Departamento de Cultura e Esporte de Serra Azul.
 
Ryaan na seletiva Nacional 
     Também no último final de semana, o atleta Ryaan Carrijo de Souza Quintanilha, juntamente com o técnico de rendimento esportivo da FEAC (Fundação para o Esporte, Arte e Cultura), Carlos Alberto Zacharias de Oliveira, esteve em São Bernardo do Campo, disputando uma seletiva masculina para participar do Campeonato Brasileiro. Com pouco mais de um mês de preparação, Ryaan passou pelo primeiro adversário, do Sesi de Bauru, perdendo o segundo confronto contra um atleta do Paineiras de São Paulo, onde foi eliminado. 
     A competição foi organizada pela Federação Paulista de Judô, envolvendo atletas de ponta do circuito estadual, obedecendo todas as normas de segurança recomendadas pelas autoridades sanitárias do Estado.