FEAC recebe inscrições para Copa de Futebol de Base

    Crianças e adolescentes nas faixas de 11 a 15 anos de idade têm a oportunidade de se inscrever e participar da Copa FEAC de Futebol de Base, cujo prazo termina na próxima terça-feira, 31. 
    O certame é aberto para jovens esportistas vinculados à agremiações de todas as regiões da cidade, que gostem de futebol, cujo objetivo é fomentar a prática dessa modalidade e oferecer uma oportunidade a mais para desenvolverem suas habilidades. Com a organização da Fundação Esporte e Cultura, esse público além do acompanhamento das equipes da Prefeitura, poderão melhor se integrar com outros grupos.
     As categorias da Copa FEAC de Futebol de Base estão distribuídas por idade, Sub-11, 13 e 15 masculino. As agremiações interessadas devem dentro desse prazo, protocolar um ofício junto à FEAC, constando o nome do Clube, do dirigente responsável, bem como o seu endereço e telefone. Também é solicitado que seja informada a denominação do campo e seu respectivo endereço.
     A programação dos organizadores é realizar o Congresso Técnico na próxima semana, dia 2 de junho, na sede da própria FEAC, a partir das 19h.  Uma outra observação é que somente poderão participar clubes sediados em Franca. 
 

Ginástica Rítmica oferece 190 vagas para crianças

   A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) está disponibilizando, através do Projeto "Escolinha de Esportes", 190 vagas para a modalidade de Ginástica Rítmica. São 3 locais disponíveis para a realização das aulas, com diversos horários, divididos por faixa etária.  
    Poderão se inscrever, meninas de 5 a 12 anos. Os pais que se interessarem deverão acessar o site da Prefeitura, através do link https://www.franca.sp.gov.br/pmf-esporte/paginas/publica/cadastro_interessados.xhtml e fazer o preenchimento dos dados. Após efetuar a matrícula, os interessados deverão comparecer no local e horário da aula desejada, com o número da inscrição, documentos da criança e uma foto. 
     Atualmente, esta modalidade atende cerca de 120 alunas. As aulas são realizadas, gratuitamente, no Ginásio “Amauri Destro” - Complexo Poliesportivo, às quartas e sextas-feiras, na Quadra do Jardim Aeroporto 3, às segundas e quartas-feiras e no Centro Esportivo - “Unifran”, às terças e quintas-feiras. 
     Para o próximo sábado, 28, será realizada uma Seletiva, onde crianças de 6 a 14 anos poderão comparecer a partir das 10h, no Ginásio "Amauri Destro", para participarem dos treinamentos e seleção ou serem encaminhadas para as turmas de iniciação. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone (16) 3711-9350
     Segue abaixo, a lista dos locais e horários disponíveis: 
 
-Poliesportivo- Amauri Destro 
Todas as quartas e sextas-feiras
8h50 às 9h40- 10 a 12 anos 
9h40 às 10h30- 5 a 7 anos 
10h30 às 11h20- 8 a 10 anos 
 
-Quadra Jardim Aeroporto 3
Todas as segundas e quartas-feiras 
13h30 às 14h20- 10 a 12 anos 
14h20 às 15h10- 8 a 10 anos 
15h10 às 16h00- 10 a 12 aos 
16h00 às 16h50- 8 a 10 anos 
16h50 às 17h40- 5 a 7 anos 
17h40 às 18h30- 5 a 7 anos 
 
-Centro Esportivo- UNIFRAN 
Todas as terças e quintas-feiras 
13h20 às 14h10- 5 a 7 anos 
14h10 às 15h00- 8 a 10 anos 
13h20 às 14h10- 8 a 10 anos 
14h10 às 15h00- 10 a 12 anos 

FEAC inicia Copa de Basquete com 8 jogos

     Está em pleno andamento, a Copa de Basquete de Franca, organizada pela FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), iniciada no último sábado, com a realização de 4 jogos, no Ginásio do Sesi/Santa Cruz, rodada complementada no domingo, com outras 4 partidas, no Poliesportivo (Pedrocão). Com placares elásticos, os confrontos realizados no final de semana serviram para comprovar o equilíbrio e o alto nível dos participantes, com o primeiro registro de placar centenário, no confronto entre Jussara e Ribeirão Corrente.
     Essas foram as duas primeiras rodadas da Copa de Basquete, disputadas nos períodos da manhã e tarde, nos ginásios do Sesi e ‘Pedrocão’. Nesta terça-feira, jogarão Ratata-tá x Young Promises, no Poliesportivo.

 

Resultados
     Participam da Copa Basquete de Franca, 20 agremiações distribuídas em 4 grupos, com 5 equipes, em cada um. Nos jogos de sábado, no Sesi, os resultados foram os seguintes:
 
Farm. São Matheus 82 x 71 Manoel Adulto 
Brewers 95 x 44 Manoel Sub 16 
Wolves 97 x 56 Fat Bears 
Tigers 71 x 53 The Bron
 
     Os resultados dos jogos de domingo, pela manhã, no Póli, foram:
 
O Esporte Amador 99 x Young Promises 39
Ballers 76 x Blue Bear 59
Jussara 113 x Ribeirão Corrente 52 e 
Rafa´s 86 x Shinaider 78.
 
     Além do jogo desta terça-feira, envolvendo Ratata-tá x Young Promises, nesta quarta-feira, no Poliesportivo, começando às 20h, se enfrentarão Athletic Sun West x Shinaider. Na quinta-feira, no mesmo local e horário jogam Farm. São Matheus x Rafa’s, com o encerramento da rodada na sexta-feira, no mesmo local, entre Guará x Jussara.
     Fechando essa rodada, os 4 confrontos restantes estão programados todos para o domingo, 29, a partir das 9h, envolvendo:
 
9h – Wolves x O Esporte Amador
10h30 – Brewers x Ballers
12h – Ribeirão Corrente x Tigers 
13h30 – Arena Brasiliense x Blue Bears
 
     As 20 equipes estão distribuídas em 4 grupos, da seguinte forma:
 
 Grupo I
- Wolves Tigers 
- Ratata-Tá
- Fat Bears
- Esporte Amador
- Young Promises
 
Grupo II
- Tigers Athletics
- Jussara
- Guará
- The Bronx
- Ribeirão Corrente
 
Grupo III
- Athletics/Sun West
- Farmácia São Matheus
- Manoel Adulto
- Rafas 
- Shinaider 
 
Grupo IV
- Ballers, Farmacia 
- Brewers 
- Arena Brasilândia
- Blue Bears 
- Manoel Sub 16

Ginástica Artística Feminina brilha em evento regional

     As meninas, que integram a equipe de Ginástica Artística de Franca, brilharam no final de semana, em competição da Liga Estadual de Ginástica Artística – Troféu Destaque, realizada na cidade de Salto. A comitiva de Franca esteve presente com 13 atletas, acompanhadas pelos técnicos Kaelyn Carrijo, Ednilson Ribeiro e Rita de Cássia Albano.
     Obtiveram o primeiro lugar por equipe, na categoria sub-14 e o terceiro lugar por equipe, na categoria infantil. Uma demonstração inequívoca da evolução do trabalho de base, que envolve a preparação e revelação de novos talentos, mantidos pela Prefeitura, através da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura), cujos treinamentos são realizados, semanalmente, no Ginásio do Champagnat.
     Na categoria livre, Franca foi brindada com duas vagas no grupo 1, do Troféu Destaque, com as atletas Maria Luíza e Monique Marques. Na categoria sub-14, a cidade conseguiu expressivos quatro primeiros lugares, um segundo e um terceiro, com as seguintes representantes:
 
Atleta Vitórya Gabriela
1° Lugar no Individual Geral
1° Lugar no Solo
1° Lugar na Trave
 
Atleta Manuela Barros
3° Lugar no Individual Geral
1° Lugar no Salto 
2° Lugar no Solo
 
Treinamentos 
     A Ginástica Artística é um esporte, onde as atletas iniciam os treinamentos, com pouco idade, de modo que aos 12 anos já devem ter nível competitivo. O projeto mantido, atualmente, pela Prefeitura, atende cerca de 600 crianças nas Escolinhas de Iniciação Esportiva, além de 20 atletas de alto nível, sendo 5 da equipe masculina e 15 da feminina.
     Considerando que são, pelo menos, 4 anos para a formação de um atleta, o trabalho começa bem cedo. Podem participar, crianças entre 6 e 12 anos. Os treinamentos são realizados de segunda a sexta-feira, a partir das 7h, no Ginásio II do Champagnat (rua Capitão Zeca de Paula 2000, Jardim Consolação).

Escolas da Rede Municipal recebem o Projeto 'Atletismo na Escola'

       

         O Projeto Atletismo na Escola é desenvolvido nas aulas de Educação Física Escolar com os alunos dos 1° aos 5º anos da Rede Municipal de Franca, com a proposta de ensinar atletismo, para 12.585 estudantes, e oferecer uma vivência prática para os alunos do 5° ano no Poliesportivo de Franca.

         O atletismo dentro das aulas de educação física tem como objetivo levar conhecimento ao aluno e desenvolvendo habilidades motoras como correr, saltar e lançar, sendo essas modalidades bases para outras práticas esportivas e motoras, integrando capacidades e desenvolvimento motor e social, proporcionando aos alunos reflexões sobre a prática da modalidade Atletismo, e relacioná-la com o esporte propriamente dito, desenvolvendo uma visão crítica e uma experiência prática das habilidades motoras através das atividades vivenciadas por eles durante o projeto.

        Através deste projeto as crianças são apresentadas a esse universo fascinante da modalidade Atletismo e têm a oportunidade de conhecer por meio de vídeos, notícias e textos, a história da modalidade e de seus atletas mais famosos, as provas que fazem parte desse esporte, discutir sobre a evolução da capacidade física e dos implementos ao longo dos anos, e principalmente, vivenciar por meio de jogos pré desportivos os conhecimentos da temática em questão.

        O projeto não foi realizado nos anos anteriores devido a pandemia de COVID-19 e em 2022 será realizado sua 14° edição nos dias 21, 22, 30 de Junho e 01 de Julho, como seu maior objetivo a celebração da aprendizagem sobre o tema Atletismo e a interação entre os alunos dos 5º anos da Rede Municipal, bem como o estímulo à prática desportiva pelas crianças.