Franca sediará etapa dos Jogos de Idosos

     Franca sediará a 4ª etapa dos Jogos Regionais da Melhor Idade (JOMIS), organizado a nível estadual pela Secretaria de Esportes com as participações das Prefeituras, na primeira quinzena de julho.  O evento  tem as participações dos Fundos Municipais de Solidariedade, sendo uma forma de valorizar e promover a inclusão desse público, estimulando a prática de atividades saudáveis e facilitando a integração com outras pessoas da mesma faixa etária. 
     Este ano, de acordo com normas do Governo Estadual, o evento será restrito ao público masculino e feminino de 60 anos ou mais, envolvendo 13 modalidades, como atletismo, vôlei adaptado, tênis, dança de salão, natação, xadrez, entre outros. Ao todo, serão realizadas cinco etapas, em oito regionais do Estado de São Paulo, sendo que a primeira ocorrerá entre os dias 29 de março e 3 de abril, na cidade de Presidente Prudente. Esta cidade foi escolhida também, para sediar a fase estadual, que reunirá os primeiros colocados em cada modalidade das etapas regionais, no final de junho e começo de julho
     Em Franca, a FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) e os professores já estão se mobilizando, em duas frentes. A primeira na organização e ajustes da estrutura. Como cidade anfitriã, Franca oferece alojamento e alimentação aos participantes. A segunda frente, com as equipes iniciando a preparação e planejamento dos jogos. 

Prefeitura inaugura Centro Popular de Esportes

     Está confirmado esta quarta-feira, 26, às 14h30, a inauguração do Centro Popular de Esportes e Lazer (CEPEL), localizado entre as Vilas Gosuen e Santa Terezinha, na região norte de Franca. O anúncio foi feito pelo prefeito Alexandre Ferreira, que destacou a importância deste novo equipamento para a comunidade. O espaço foi projetado e construído com o objetivo de oferecer opções de lazer e convivência aos moradores.
     O CEPEL está em uma área institucional, entre as avenidas Flávio Rocha e William Azzuz e conta com três quadras, sendo uma delas concretada para a prática de basquete e as outras duas de areia. Além disso, o centro possui uma estrutura para prática de skate. No entorno, foi feito o calçamento da área, trazendo maior segurança aos pedestre que circulam pela avenida e  que também servirá como pista de caminhada. O local recebeu nova iluminação, proporcionando maior segurança no período noturno.
     A execução das obras foi realizada pela Emdef (Empresa Municipal para o Desenvolvimento de Franca). Foram investidos recursos na ordem de R$ 618,4 mil. 

FEAC reabre prazo para inscrições no espaço "Franca Feito à Mão"

 
     
     A FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) abre novo prazo de inscrições para o cadastramento e concessão de Licença de Funcionamento do espaço "Franca Feito à Mão". Para esse novo processo seletivo, são oferecidos 10 pontos de comércio. Pode participar todo e qualquer cidadão, seja artista, artesão, culinário e costureiro de artesanato criativo, que tenha idade mínima de 18 anos.
     Os candidatos deverão atender aos requisitos do Edital, publicado no último sábado, 22, e do Regulamento estabelecido pela Resolução FEAC nº 003/2021. O edital pode ser consultado no site da FEAC (http://feacfranca.sp.gov.br/FEAC/chamamentos/1412-edital-de-chamamento-publico-para-projeto-franca-feita-a-mao).
     Essas vagas são remanescentes de um chamamento anterior, para o qual foram acolhidas e classificadas 20 propostas. As inscrições estarão abertas entre os dias 26 deste mês e 25 de fevereiro, cujo atendimento será realizado na sede da Casa da Cultura e do Artista Francano "Abdias do Nascimento", localizada na rua Oscar Brasilino, 1531, centro, das 8h às 16h.
 
O Projeto "Franca Feito a Mão"
     O projeto "Franca Feito à Mão" tem o objetivo de fomentar e divulgar culturalmente o artesanato, a arte, a culinária, a costura criativa e suas técnicas, ampliando as oportunidades de renda a esses profissionais. Sempre buscando valorizar a originalidade, regionalidade e o fator de desenvolvimento humano, expressões artísticas, preservação da tradição cultural, geração de renda ao artesão e artista francano.
     O local reservado para montagem das tendas padronizadas, cedidas pela Prefeitura, é a Praça Carlos Pacheco, em frente à Casa da Cultura, próximo ao Cemitério da Saudade. O funcionamento varia de acordo com a disponibilidade de cada pessoa credenciada, durante a semana e aos sábados, sempre a partir das 9h.
 

Bibliotecas orientam leitores sobre a devolução de livros

     As duas Bibliotecas Municipais, mantidas pela Prefeitura, uma instalada no Colégio Champagnat e a outra na Estação (no antigo prédio da Mogiana, onde funcionou o Cartório Eleitoral), orientam os 680 leitores que retiraram livros nos dois últimos anos e, até o momento, não devolveram, para que façam a entrega dos mesmos, com isenção de multa. 
     A direção da Biblioteca Central ‘Américo Maciel de Castro Júnior’ informa que basta a pessoa se dirigir a um dos dois locais, durante o expediente comercial, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h, o quanto antes. Em 2021, com a melhoria do cenário pandêmico, os serviços oferecidos pelas Bibliotecas Municipais foram retomados, de forma gradual e a devolução dos livros que estavam emprestados, começou a ocorrer, mas ainda existe uma grande quantidade de livros que ainda não foram entregues.
     Por conta disso, a direção das duas unidades reforça a importância da devolução desses exemplares de livros retirados, visando a manutenção da qualidade e a rotatividade do acervo. 
     Mais informações poderão ser obtidas pelos telefones:
 
Biblioteca Central (Colégio Champagnat) – (16) 3711-9323/ 3711-9229
Biblioteca Sucursal (Estação)- (16) 3723-5507

Francana estreia na Copa São Paulo de Futebol Júnior

     A Francana estreia nesta terça-feira, às 17h45, na Copa São Paulo de Futebol Júnior, enfrentando a Ponte Preta de Campinas. Na segunda partida, com previsão de início às 20h, se enfrentarão o Confiança da Paraíba e o Juventude do Rio Grande do Sul (Caxias). Os ingressos, distribuídos gratuitamente, podem ser retirados durante todo o dia na loja da Associação Atlética Francana, mantida no Lanchão, a partir das 9h. 
     A Francana faz parte do grupo 5, de um total de 32, de acordo com o cronograma da Federação Paulista de Futebol, organizadora da competição, com a participação de 128 equipes de diferentes regiões do país. Em cada grupo constam 4 agremiações e dessas serão classificadas nessa primeira fase, as duas melhores colocadas. A partir de então, a disputa será no formato ‘mata-mata’, em que o time derrotado é eliminado do certame.
     A Prefeitura de Franca está auxiliando na estrutura de recepção das agremiações, por intermédio da FEAC (Fundação Esporte, Arte e Cultura) garantindo acomodações, alimentação, translados para treinamentos e jogos, estrutura de segurança e o estádio para realização das partidas. O ato de lançamento foi realizado às 18h, nesta segunda-feira, 03, num dos auditórios do Imperador Palace Hotel, local onde estão alojadas as 4 delegações.
 

Copinha, uma vitrine de revelações 
     Além da Francana, nesse grupo 5 se encontram as equipes do Juventude (Caxias do Sul), Ponte Preta (Campinas) e Confiança (Paraíba). Competição reconhecida nacionalmente, como uma vitrine responsável pela revelação de grandes nomes do futebol, a Copa São Paulo terá sua decisão no dia 25, deste mês, aniversário da cidade de São Paulo.